Comentarista

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil


Formado técnico em contabilidade no ano de 1972 e bacharel em ciências contábeis no ano de 1991.

Auditor certificado pelo CRC-RJ.

Carreira profissional iniciada do PRODERJ, seguindo-se CRUZEIRO DO SUL e VARIG.

Atualmente lidera o time de profissionais da NITSERVICE - Niterói Serviços Empresariais Sociedade Limitada (marca fantasia: Consultoria Rio Apa).

Possui diversos trabalhos de interesse publicados em revistas especializadas.

Participou e participa ativamente em cargos de direção de associações civis com detaque para as seguintes: Iate Clube Icaraí, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Rio Vela Clube, Iate Clube de Ramos, União dos Escoteiros do Brasil - Região RJ e Associação dos Veleiros da Classe Sharpie.

quarta-feira, 9 de março de 2011

É Hora do Leão.

Estamos em março; é hora de acertar as contas com o leão.

Todos os anos é a mesma coisa; vamos deixando, deixando... e quando nos damos conta o prazo chega ao fim, sem prorrogações.

Aqui vão algumas dicas bastante úteis para que voce não tenha que aderir ao "corre corre" dos últimos dias:

1 - Contas Bancárias, Contas de Poupança e Investimentos:

Hoje em dia os bancos fornecem posição consolidada por agência isto é, para cada agência que tivermos   conta um extrato consolidado.

Dica: Verifique se todos os seus extratos já foram encaminhados pelos bancos; falta algum? Vá até sua agencia e solicite, eles são obrigados a entragar no momento da solicitação pois o prazo para envio se encerrou em 28 de fevereiro. Geralmente estes extratos também são disponibilizados na internet.

2 - Fontes Pagadoras:

Vale o mesmo que escrevi para as contas bancária.

3 - Despesas Médicas:

Separe todos os recibos das despesas médicas efetuadas; inclusive plano de saúde. Se voce quiser menos trabalho vá até a loja de atendimento do seu plano de saúde e solicite um extrato de todo o ano; isto evita intermináveis contas para acertar os pagamentos mensais. O extrato anual já vem consolidado por titular e dependentes.
Mesmo que voce esteja financiando o plano de saúde de alguém que não seja seu dependente legal não utilize este valor como dedução. Voce só poderá deduzir sua contrubuição e a dos dependentes legais que também constarem em sua declaração.
Teve reembolso? Informe direitinho ao leão o total pago a cada prestador de serviço e a parcela não dedutível.
Atenção: Este ano planos de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios entregaram pela primeira vez para a areceita federal uma declaração chamada DMED. Esta declaração contém "centavo a centavo" o que cada CPF pagou de honorários e despesas médicas e para quem.
Despesas médicas são de dedução ilimitada.

4 - Despesas com Instrução:

Como nas despesas médicas só valem deduções para o titular e seus dependentes. Tenha sempre em mente que voce só pode abater despesas com instrução de cursos regulares; não vale curso de ingles, informática, academia de ginástica e outros. Valem para dedução a educação infantil que compreende creches e pré-escolares, ensino fundamental, ensino médio, educação superior (graduação e pós graduação, incluíndo-se mestrado, doutorado e especialização) e a educação profissional que compreende formação técnica regular e tecnológica.
O limite que pode ser deduzido por titular ou seus dependentes é de R$2.830,04 por cada um; mas atenção o que voce não utilizar em um integrante da sua declaração não pode ser aproveitado por outro. Os valores serão individualizados na declaração. Declare o total pago e o valor que não é dedutível.

Estas quatro dicas iniciais eliminam 90% das dores de cabeça que poderão surgir no futuro só que a declaração de ajuste ao imposto de renda (este é o nome do alimento para o leão DECLARAÇÃO DE AJUSTE AO IMPOSTO DE RENDA) é muito mais complexa e até o dia 29 de abril darei outras dicas; mas este nome AJUSTE AO IMPOSTO DE RENDA, POR QUÊ?

Simples, tenha sempre em mente que o leão já sabe quase tudo a seu respeito... quase tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário