Comentarista

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil


Formado técnico em contabilidade no ano de 1972 e bacharel em ciências contábeis no ano de 1991.

Auditor certificado pelo CRC-RJ.

Carreira profissional iniciada do PRODERJ, seguindo-se CRUZEIRO DO SUL e VARIG.

Atualmente lidera o time de profissionais da NITSERVICE - Niterói Serviços Empresariais Sociedade Limitada (marca fantasia: Consultoria Rio Apa).

Possui diversos trabalhos de interesse publicados em revistas especializadas.

Participou e participa ativamente em cargos de direção de associações civis com detaque para as seguintes: Iate Clube Icaraí, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Rio Vela Clube, Iate Clube de Ramos, União dos Escoteiros do Brasil - Região RJ e Associação dos Veleiros da Classe Sharpie.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Aplicativos Para Dispositivos Móveis


Com o objetivo de criar um novo canal de auxílio para os cidadãos brasileiros, a Receita Federal do Brasil (RFB) mantem disponível para download dois aplicativos oficiais para Android e iOS. "Pessoa Física" e "Viajantes no Exterior" podem ser usados em Smartphones e Tablets com os dois sistemas operacionais e, entre outras funções, permitem realizar a declaração de imposto de renda (alguns perfis), consultar CPF e obter informações essenciais sobre viagens internacionais, como limites de isenção e quantidades permitidas.

O recurso que chama mais a atenção é a possibilidade de realizar a declaração de imposto de renda direto de Smartphone ou Tablet. A novidade permitiu  que mais de 5 milhões de contribuintes elaborassem a declaração de 2013 por meio do aplicativo".

A declaração é encontrada na opção m-IRFP, dentro do aplicativo "Pessoa Física". Apesar de inovador, o projeto ainda possui algumas limitações. Não podem utilizá-lo os contribuintes que receberam rendimentos de pessoa física, os que estejam obrigados a declarar dívidas e ônus reais, os que auferiram ganho de capital, os que tenham recebido determinados tipos de rendimentos isentos ou com tributação exclusiva, entre outros.

A lista completa de impedimentos pode ser encontrada na INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.339, DE 28 DE MARÇO DE 2013.

Há também limitações de funcionalidades impostas muitas vezes pelo tipo ou sistema operacional do dispositivo móvel. Não há, por exemplo, como importar dados da declaração do ano anterior. Obviamente, não é possível imprimir a declaração (deve-se armazenar a cópia da declaração e, posteriormente, imprimi-la usando um computador). Outra limitação é que não há o salvamento automático da declaração após a transmissão. O próprio usuário deve promover a cópia da declaração transmitida.

O aplicativo viajantes no exterior é bem simples e possui função informativa. O assistente DBA permite que o viajante no exterior, que esteja chegando ao Brasil por via aérea ou marítima, verifique se está obrigado à apresentação da DBA - Declaração de Bagagem Acompanhada. Existe um vídeo informativo sobre regras de bagagem e a outra opção traz diversas dicas de viagens, como o que é proibido trazer do exterior, o que trazer sem pagar impostos, limites de quantidade, bagagens extraviadas e diversas outras informações.

Como foi dito, ambos os aplicativos estão disponíveis gratuitamente para Android e IOS. O download pode ser feito nos links abaixo:


Muito interessantes estes aplicativos.

Gostou? Colabore para manter o blog em atividade clicando em nossos patrocinadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário