Comentarista

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil


Formado técnico em contabilidade no ano de 1972 e bacharel em ciências contábeis no ano de 1991.

Auditor certificado pelo CRC-RJ.

Carreira profissional iniciada do PRODERJ, seguindo-se CRUZEIRO DO SUL e VARIG.

Atualmente lidera o time de profissionais da NITSERVICE - Niterói Serviços Empresariais Sociedade Limitada (marca fantasia: Consultoria Rio Apa).

Possui diversos trabalhos de interesse publicados em revistas especializadas.

Participou e participa ativamente em cargos de direção de associações civis com detaque para as seguintes: Iate Clube Icaraí, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Rio Vela Clube, Iate Clube de Ramos, União dos Escoteiros do Brasil - Região RJ e Associação dos Veleiros da Classe Sharpie.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Boa Sorte Brasil!

O Brasil está dividido?

Esta é a pergunta que norteará as discussões nos próximos dias.

Não sei o que pensam os outros; sei o que eu penso e por estar pensando tenho certeza que não vou dormir hoje e por isso escrevo agora o que pode ser o meu “waterloo” dos comentários; comentário que será publicado no meu blog “Antonio Luís Rio Apa em Comentários” que vocês podem acessar em “algriopa.blogspot.com”. É a minha opinião pessoal.

Sou empresário da área contábil com cada vez mais obrigações acessórias tais como rais, dipj, dmed, dctf, declan, efd-contribuições, caged e outras, outras e outras; atrasou um dia? Multa de R$500,00 a  R$5.000,00 e se não reclamar o governo concede generoso desconto de 50%. Quem consegue trabalhar assim? O seguro de responsabilidade profissional e civil me custa hoje R$1.100,00 por mês e mesmo assim primeiro eu pago as multas pelos meus enganos (ou seria dos meus funcionários?) para depois acionar o seguro.

Isto está se tornando insuportável, porém o amor pela profissão diz tudo; ou dizia já que não existe mais amor pela profissão.

Na empresa temos doze colaboradores, sendo oito qualificados e quatro auxiliares, sendo secretária, mensageiro - o velho office-boy - e dois auxiliares de serviços gerais.  Os demais são contadores e técnicos em contabilidade; alguns são arrimos de família, outros vivem ainda na casa dos pais, somando tudo temos aproximadamente 40 dependentes diretos na empresa.

Todos e leiam: TODOS VOTARAM NO PT e nesta política sórdida tributária do Brasil, não desejam nenhuma reforma, continuam desejando o seguro-desemprego, as licenças médicas e tudo mais que é enfiado goela abaixo dos empresários.

Agora o PT acena com o aumento da alíquota do PIS/COFINS para as empresas de serviço de 3,65% ao mês para 9,5% ao mês sobre o faturamento bruto, aumentando a carga tributária para algo próximo dos 24% do faturamento das empresas tributadas pelo lucro presumido.

Dá para trabalhar assim? É possível ser empresário?

Ontem votamos; sexta-feira a preocupação dos funcionários era – pasmem – se no dia 21/11 seriam liberados do trabalho, já que cai em uma sexta-feira e o dia 20 é feriado no estado do Rio de Janeiro.

Serão. Mas, serão liberados de todo do trabalho. Os de menos qualificação amanhã mesmo, os qualificados serão avisados que em 1º de janeiro encerro as atividades da empresa. Para todos uma sugestão: procurem o SENAI ou façam um curso qualquer no PRONATEC.

Bem-vindos a 2015.

E quanto a mim? Estou aposentado.

Vou fazer consultoria e apenas cuidar de algumas empresas de amigos queridos que merecem meu respeito e assim manterei meu amor pela contabilidade que tanto me fascina a 42 anos.


Em 2016 tem olimpíadas; boa sorte Brasil!