Comentarista

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil


Formado técnico em contabilidade no ano de 1972 e bacharel em ciências contábeis no ano de 1991.

Auditor certificado pelo CRC-RJ.

Carreira profissional iniciada do PRODERJ, seguindo-se CRUZEIRO DO SUL e VARIG.

Atualmente lidera o time de profissionais da NITSERVICE - Niterói Serviços Empresariais Sociedade Limitada (marca fantasia: Consultoria Rio Apa).

Possui diversos trabalhos de interesse publicados em revistas especializadas.

Participou e participa ativamente em cargos de direção de associações civis com detaque para as seguintes: Iate Clube Icaraí, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Rio Vela Clube, Iate Clube de Ramos, União dos Escoteiros do Brasil - Região RJ e Associação dos Veleiros da Classe Sharpie.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Preenchendo as Fichas da Declaração


Olá,

Com dúvidas sobre como declarar ajustes ao seu imposto sobre a renda?

Pois bem: talvez, alguma postagem antiga possa ajudar você neste momento. E, em meu blog, encontraremos as seguintes publicações:

Março de 2011

- Bens e Direitos
- Dívidas e ônus Reais
- Tributação Exclusiva na Fonte
- Rendimentos Isentos e Não Tributáveis
- A Tributação dos Aluguéis
- Como Declarar Indenizações Trabalhistas
- Despesas Com Instrução
- Ganhos de Capital
- Lucros Distribuídos
- Despesas Médicas Dedutíveis
- Dependentes
- Doações (orientação nesta postagem)

Abril de 2011

- Como Declarar Operações de Leasing
- Declarando Veículos e Embarcações
- Como reduzir o IR sobre venda e aluguel
- Nota Fiscal Paulistana; como declarar.
- Como Declarar Ações
- Isenção com Restituição
- Declaração de Retificação
- Livro Caixa
- PGBL e VGBL
- O Mercado de Ações e o IR
- Como Utilizar o Programa GCAP

Março de 2012

- INSS de Doméstica; Vantagens e Desvantagens

É importante deixar claro a você que os valores que lá estão são de antigos exercícios; as regras são as mesmas. Então basta substituir o valor que lá for encontrado pelo valor permitido pela receita federal para este exercício. Também para a utilização do programa GCAP deve ser utilizada a versão para o ano de 2012 que pode ser encontrada na página da receita federal.

Deixei para o final o comentário sobre Doações. Tudo que está escrito por lá continua válido. O que mudou?

Até o exercício de 2012, ano base 2011, você informava as doações junto com os pagamentos; já neste exercício de 2013, ano base 2012, as doações ganharam uma pasta exclusiva para serem declaradas e isto é simples de se deduzir o por quê?

Muita gente sabe, mas finge esquecer, que sobre as doações não incide imposto sobre a renda, pois, trata-se de um bem ou dinheiro em espécie que em algum momento já foi tributado pelo fisco, mas ocorre que existe um porém: as doações são tributadas pelo fisco estadual em 4% do seu valor total.

Até o ano passado o fisco possuía uma rotina para identificar as doações e repassá-las ao fisco estadual; agora com a pasta exclusiva basta o fisco facilitou a vida dos estados e basta separar todas as informações por estado e encaminhá-las ao fisco do seu estado.

É sabido que o imposto sobre doações de qualquer natureza é devido pelo donatário (aquele que recebe a doação) e se este não recolher o tributo então o doador passa a ser devedor solidário. Se o contribuinte já pagou o imposto ele está registrado nas bases de dados estaduais; se não pagou o fisco vai identificar doador e donatário e intimá-los a comprovar o recolhimento do tributo ou recolhe-lo com multas e juros de mora.

Espero que as informações existentes no blog e postadas em anos anteriores possam ajudar ao leitor na elaboração da sua declaração de ajuste ao imposto de renda.

Lembre-se:

Não basta preencher a sua declaração, ela deve ser bem elaborada. Na próxima Semana publicarei uma planilha que dará ao contribuinte a oportunidade de verificar o seu fluxo de caixa anual.

Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário