Comentarista

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil


Formado técnico em contabilidade no ano de 1972 e bacharel em ciências contábeis no ano de 1991.

Auditor certificado pelo CRC-RJ.

Carreira profissional iniciada do PRODERJ, seguindo-se CRUZEIRO DO SUL e VARIG.

Atualmente lidera o time de profissionais da NITSERVICE - Niterói Serviços Empresariais Sociedade Limitada (marca fantasia: Consultoria Rio Apa).

Possui diversos trabalhos de interesse publicados em revistas especializadas.

Participou e participa ativamente em cargos de direção de associações civis com detaque para as seguintes: Iate Clube Icaraí, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Rio Vela Clube, Iate Clube de Ramos, União dos Escoteiros do Brasil - Região RJ e Associação dos Veleiros da Classe Sharpie.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Papa Francisco: Uma Aula de Economia Sem Falar Economês

            No regresso a Roma, após participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, ainda abordo do avião, concedeu uma entrevista aos repórteres que se encontravam a bordo; falou sobre diversos temas, todos, teoricamente, voltados aos dogmas da igreja católica.

            Abordou temas como o escândalo no banco do vaticano, o divórcio, o aborto, as mulheres e a ordenação e o homossexualismo. Mas sem dúvida o fato que mais chamou a atenção deste escriba foi a forma simples com quer abordou a economia mundial, de forma simples e direta, sem se expressar na linguagem do “economês” que as vezes de tão difícil torna-se indecifrável para os leigos.

            O papa simplesmente preferiu dizer que o mundo hoje é movido pelo dinheiro e que nada mais importa senão o lucro imediato; e falou isto ao abordar o tema sobre “os excluídos”.

            Disse o Papa Francisco, que a ganância pelo dinheiro está excluindo do mercado de trabalho as duas pontas do processo, os idosos já sem a capacidade laborativa e os muito jovens sem experiência; aponto a ganância pelo dinheiro que ao excluir as duas pontas do processo preocupa-se apenas com resultados imediatos, empregando somente aqueles que podem produzir imediatamente, sem treinamentos, pois já estão treinados. O processo elimina a ponta dos idosos que com sua experiência e conhecimento poderiam estar ensinando a outra ponta do processo, a dos jovens inexperientes.

            Falou em dois países da Europa, um com 32% de jovens desempregados e outro com 22% dos mesmos jovens desempregados, sem citar nomes é claro que se referia a Espanha e a França e que estes números não são importantes e não são divulgados pela grande mídia que faz parte do processo, mas enfatizou que basta as bolsa de valores dos grandes centros cair 2 ou 3 pontos percentuais para se tornar notícia no mundo todo e com grande destaque.

            Resumindo foi isto que o Papa Francisco falou a respeito dos excluídos, uma verdadeira aula do que é o mundo capitalista e sua economia de resultados; tudo pelo dinheiro e pela ganância.

            Isto me levou a relembrar o presidente Lula da Silva que cera vez disse que o Brasil estava imune as crises mundiais e que para o país a crise de 2010/2011 na passaria de uma marolinha; pois agora vemos que não foi uma marolinha e sim uma verdadeira “tsunami” e cujos resultados ainda estão longe de serem conhecidos; PIB pífio, inflação rondando novamente o país, medidas descabidas que levam ao aumento da dívida e do dólar, importações em alta e exportações em baixa, gerando déficit extraordinário na balança comercial e a diminuição do colchão de segurança.

            E para finalizar dois aspectos interessantes para se pensar: o primeiro quando o governo diz que as manifestações populares são frutos dos ganhos sociais da população que estava mal acostumada e agora exige mais e mais e a outra quando o Brasil que gaba-se de nada mais dever ao FMI sofre deste séria advertência e as recomendações para que aumente suas taxas de juros e freie a farra das desonerações fiscais que vem se mostrando ineficazes nos últimos anos.


            Realmente a aula do Papa Francisco foi magnífica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário