Comentarista

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil


Formado técnico em contabilidade no ano de 1972 e bacharel em ciências contábeis no ano de 1991.

Auditor certificado pelo CRC-RJ.

Carreira profissional iniciada do PRODERJ, seguindo-se CRUZEIRO DO SUL e VARIG.

Atualmente lidera o time de profissionais da NITSERVICE - Niterói Serviços Empresariais Sociedade Limitada (marca fantasia: Consultoria Rio Apa).

Possui diversos trabalhos de interesse publicados em revistas especializadas.

Participou e participa ativamente em cargos de direção de associações civis com detaque para as seguintes: Iate Clube Icaraí, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Rio Vela Clube, Iate Clube de Ramos, União dos Escoteiros do Brasil - Região RJ e Associação dos Veleiros da Classe Sharpie.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Para que Serve o Seu Imposto de Renda

Os impostos, em geral, pesam em nossos bolsos e pouco sabemos do destino dado aos recursos que vem de nossos pagamentos. Principalmente o imposto de renda, que é tão importante que só lembramos dele quando pagamos, precisamos compreender melhor o que são esses impostos e qual o destino dado ao imposto eu recolhemos ao tesouro nacional.

O imposto de renda existe em praticamente todos os países do mundo. Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas devem contribuir, deduzindo uma porcentagem da renda/lucro e entregando para o governo federal, que dará uma direção e fim para estes recursos.

Existem diferentes modalidades para a arrecadação do imposto de renda, sendo:

Imposto de renda retido na fonte (IRRF): forma de antecipação do imposto através do recolhimento de porcentagens em salários, alienações de bens e outros, podendo ocasiona uma restituição ou crédito tributário para o contribuinte, caso na declaração os impostos retidos sejam acima do que é necessário ou, se for uma pessoa jurídica, um crédito tributário;

Imposto de renda sobre o lucro real anual e estimativa: apuração do imposto de renda da pessoa jurídica no qual se recolhe o imposto antecipadamente com base em percentuais sobre a receita bruta ou em balancetes mensais;

Imposto de renda sobre o lucro real trimestral: sobre balanços trimestrais, cobrando o imposto devido;

Imposto de renda sobre o Lucro Presumido: calculado sobre as Receitas escrituradas na contabilidade ou em um Livro Caixa expandido (que inclui a movimentação bancária).

Todo o dinheiro arrecadado com impostos é usado para gestão dos serviços públicos federais, estaduais e municipais, tais como programas de saúde, habitação e segurança, também são responsáveis pelo salário de todos aqueles investidos em cargos públicos, inclusos aqui vereadores, prefeitos, governadores, deputados e mais senadores e presidente da república.

Por isso, vemos sempre artigos e notícias que buscam ressaltar a importância de uma melhor gestão do dinheiro público.

Não é exagero dizer que a escolha de bons políticos tem um impacto financeiro grande em seu bolso porque quanto pior a gestão do dinheiro dos impostos, mais impostos terão de ser arrecadados.


Cientes agora disso, esperamos que você entenda melhor seu imposto de renda e faça melhores escolhas nas próximas eleições.

Ajude a manter o blog em atividade clicando nos patrocinadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário